APRESENTAÇÃO

Publicado em 11 de Agosto de 2016 13:14

Apresentação

Expirado

O Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário – GDFAZ – foi formado em 1996 quando da celebração de Convênio entre o Ministério da Fazenda e as Secretarias de Fazenda Estaduais, com o objetivo de aprimorar e fortalecer o papel estratégico da gestão de pessoas nas unidades da federação. Inicialmente seu foco era apenas capacitações, porém depois teve sua finalidade ampliada para Gestão e Desenvolvimento de Pessoas.

O GDFAZ constitui hoje uma rede de colaboração que funciona de forma contínua, através da articulação dos representantes das unidades de gestão de pessoas das Secretarias de Fazenda.

O grupo se reúne três vezes ao ano com o intuito de discutir tendências na área de gestão de pessoas, socializar experiências exitosas e buscar soluções para problemas comuns, funcionando como uma espécie de consultoria na área de gestão de pessoas especifica para o segmento fazendário.

Nos intervalos dos encontros, a rede mantém-se atuante, realizando pesquisas, esclarecendo dúvidas, garimpando soluções para novos contextos e conjunturas, e realizando visitas técnicas nos estados, quando necessário.

Tema - Gestão Estratégica com Pessoas

Nas últimas décadas, as organizações veem passando por grandes transformações, em razão de novos arranjos econômicos e sociais, que requerem mais visão, agilidade administrativa e capacidade de adaptação aos tempos atuais. 

Um dos grandes desafios impostos hoje consiste no desenvolvimento de estratégias com pessoas, valorizando a essência da instituição, para a proposição de soluções e de instrumentos de gestão que garantam a consecução de seus objetivos e solidificar sua boa imagem junto à sociedade.

Dentre os instrumentos de gerenciamento necessários às organizações, a gestão com pessoas deve exercer papel fundamental, com a sensibilização dos gestores sobre a importância do capital humano para fazer frente aos desafios impostos pela era do conhecimento, da rapidez e democratização da informação, e das novas tecnologias no dia a dia das instituições.