NOTÍCIAS GERAIS

Publicado em 21 de Julho de 2022 18:06

ESAFAZ FAZ 30 ANOS DE ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA E QUALIFICAÇÃO DOS SERVIDORES FAZENDÁRIOS

Publicado por Pedro Brito
ESAFAZ FAZ 30 ANOS DE ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA E QUALIFICAÇÃO DOS SERVIDORES FAZENDÁRIOS

Há três décadas, a Escola Fazendária - ESAFAZ era instituída como centro de treinamento e capacitação da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco, pelo de Decreto Lei nº 10.725, de 24 de abril de 1992, durante a gestão do então Secretário de Fazenda, Sr. Everardo Maciel. Iniciava-se, ali, a concretização de uma Escola Corporativa Fazendária, como uma importante conquista de todos os servidores fazendários e gerando um ganho para o povo pernambucano, que receberia o impacto das ações e políticas públicas emanadas de um corpo funcional mais preparado e qualificado. A melhoria e o aprimoramento dos serviços prestados pela SEFAZ aos cidadãos de Pernambuco começavam a ser perseguidos com ainda mais consistência, técnica e prioridade.

Em sua história como instituição de desenvolvimento e capacitação, a ESAFAZ herdou do antigo Instituto de Aperfeiçoamento Fazendário (IAF) a estrutura física necessária ao seu crescimento estrutural e de seu corpo técnico. Assim, através das muitas equipes que ali se revezaram e trabalharam incansavelmente ao longo dos anos, a Esafaz se tornou uma escola corporativa governamental de referência entre as outras, inclusive em nível nacional, sendo reconhecida – dentre suas co-irmãs estaduais – como um dos modelos de maior êxito na preparação dos servidores fazendários estaduais do Brasil.

Essa preparação do servidor pernambucano vai além de temas e assuntos técnicos e teóricos. A ESAFAZ tem buscado, também, qualificar e desenvolver as pessoas enquanto indivíduos, esperando que as formações oferecidas, através dos cursos, palestras e eventos em geral, torne-as mais conscientes da importância do seu dever enquanto seres humanos e servidores comprometidos: em primeiro lugar consigo mesmos, com suas famílias, com seus colegas de trabalho, mas, também, para a população a qual atende, direta ou indiretamente (cumprindo a missão precípua de servir ao público).

Diante dos constantes desafios que a educação, de forma geral, tem enfrentado quanto à modernização de suas metodologias, ferramentas e projetos, a ESAFAZ tem buscado acompanhar as principais mudanças e atualizações nos paradigmas educacionais, seja nas áreas de tecnologia, meio ambiente, relações humanas ou de gestão governamental.

Indubitavelmente, as diversas equipes que passaram pela ESAFAZ, ao longo do tempo, procuraram oferecer o que existia de melhor em termos educacionais, e foram importantes degraus na construção da Educação Corporativa Fazendária, com soluções customizadas e pensadas de forma carinhosa e atenciosa para a realidade do Estado. Seja buscando parcerias com outras instituições, ou contratando pessoas especializadas na área, ou, também, resgatando, dentro do próprio corpo funcional fazendário, o conhecimento necessário ao desenvolvimento de todos, procurando valorizar o servidor e o seu saber, de forma a perpetuar sua experiência profissional e deixar seu legado concreto na história do Estado.

A Escola Fazendária, enquanto instituto de todos os fazendários reafirma seu compromisso com a dinâmica e as necessidades da sociedade e do corpo funcional da SEFAZ. Temos a plena consciência de que precisamos estar muito próximas a todas as evoluções que acontecem nas diversas áreas da SEFAZ PE, seja na área do Tesouro, na área Tributária, ou na área Meio, para todos os servidores possam responder às demandas da população com precisão e segurança e cumprir suas missões, com os novos conhecimentos e habilidades adquiridos e desenvolvidos. Esta é a proposta da Escola: aprimorar e continuar o processo de aprendizagem e de evolução do ser humano, oferecendo metodologias, projetos e ações com excelência, engajamento e empatia, de forma a possibilitar que todos os servidores fazendários deixem as suas marcas na história e cumpram os seus propósitos: fazer a diferença na vida das pessoas.

Mais recentes