Publicado em 16 de Agosto de 2017 19:10

Esafaz aprimora o monitoramento dos cursos a distância

Publicado por Pedro Brito Expirado
Esafaz aprimora o monitoramento dos cursos a distância

A fim de atender a crescente demanda pelos cursos a distância oferecidos pela Escola Fazendária através do seu Portal, a Unidade de Educação a Distância da Esafaz (UNEAD) implantou nesse primeiro semestre de 2017 uma ferramenta para o gerenciamento da evasão em seus cursos. Esse novo recurso gerencial tem duplo objetivo: acompanhar de maneira eficaz o acesso daqueles estudantes que se matriculam; e, aumentar o tempo de assistência dos tutores junto aos estudantes que frequentam as turmas virtuais.

Na prática, a ferramenta de gerenciamento busca reduzir a evasão dos estudantes que se inscrevem e não concluem os cursos sem justificar as razões do abandono. O abandono injustificado gera dificuldades, tais como: toma a vaga de pessoas que necessitam do conhecimento oferecido e na demanda onerosa e desnecessária dos tutores na supervisão e no envio de alertas a estudantes descomprometidos.

O sistema de monitoramento implantado pela UNEAD conta com medidas preventivas de eventuais abusos. Uma delas são bloqueios, que vão de um período de 1 a 3 meses sem que o estudante tenha acesso à plataforma virtual, conforme cálculo fornecido pelo sistema.

Um dos casos que a UNEAD se deparou foi o de um estudante a distância que ao longo de 8 meses, entre o segundo semestre de 2016 e o primeiro de 2017, matriculou-se em 12 cursos. Desses, concluiu apenas 2, interrompeu 6 e sequer iniciou outros 4. No caso descrito, o sistema bloqueou automaticamente o acesso desse estudante pelo período de 3 meses, em face das evasões injustificadas.

Para que se tenha uma ideia do tempo demandado no acompanhamento das turmas, nesse mês de agosto, 5 tutores da UNEAD se revezam prestando assistência aos estudantes dos cursos a distância. As turmas contam com mais de 170 pessoas matriculadas. Diariamente, esses tutores disponibilizam aproximadamente de 5 a 8 minutos, por estudante, a fim de tirar dúvidas, monitorar a evolução dos fóruns de discussão e o andamento das lições que os estudantes estão realizando, um a um.

Desde a implantação das medidas acima mencionadas os tutores dos mais de 34 cursos a distância oferecidos pela Esafaz têm conseguido administrar melhor o tempo de monitoramento e acompanhamento das turmas, dedicando-se mais e melhor aos estudantes que realmente desejam se qualificar.

Os cursos a distância oferecidos pela Esafaz são inteiramente gratuitos e estão abertos a todos os servidores fazendários de Pernambuco, bem como aos servidores de outros estados da federação, integrantes do Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário – GDFAZ. Em 2016, foram atendidos e capacitados 1.247 servidores.