Publicado em 29 de Agosto de 2017 12:50

O Espaço Cultural Cícero Dias recebe a visita de estudantes

Publicado por Pedro Brito Expirado
O Espaço Cultural Cícero Dias recebe a visita de estudantes

O Espaço Cultural Cicero dias recebeu, na segunda-feira (14/08), a primeira visita de estudantes após a sua reabertura. Além da visita, os alunos também participaram de atividades oferecidas pela Gerência do Programa de Educação Fiscal do Estado (GPEF). “A ideia é que a gente possa tratar da Educação Fiscal fora da sala de aula com filmes e com vídeos para passar mais informações de uma maneira lúdica com jogos e interações. Além disso, a gente estimula para que possa ser dada continuidade, no ambiente escolar, ao que foi aprendido aqui”, comentou Ana Cláudia Leimig, gerente do Programa de Educação Fiscal.

Os primeiros estudantes a visitarem o espaço foram os alunos da disciplina eletiva de Educação Fiscal da Escola Municipal Pedro Augusto, localizada no Centro do Recife. Na programação, os estudantes conheceram um pouco sobre a história e serviços prestados pela secretaria, além de visualizarem os murais de Cícero Dias com breves explicações da sua realização. Na segunda parte da programação, os alunos assistiram a um vídeo explicativo sobre a função social dos tributos e a importância de se exigir a nota ou cupom fiscal, seguido de uma interação e jogos sobre o tema tratado. Para finalizar, o grupo visitou a biblioteca da Sefaz-PE conhecendo um pouco mais do ambiente. Toda a visita foi guiada, oferecendo aos estudantes um maior conhecimento.

“A princípio eu vim no intuito de buscar mais conhecimento, além do que é passado em sala de aula. Precisamos ter consciência, vemos que nosso País sofre com a corrupção e a sonegação de impostos e, através dessa atividade, a gente aprende e se conscientiza sobre o assunto”, comentou Armando Gabriel, 18 anos, aluno da disciplina.

Salatiel Costa Silva é professor da disciplina e trouxe a turma para conhecer mais sobre o tema, além de complementar o que foi discutido em sala de aula. “Desde o planejamento desse encontro nós já fomos ricamente alimentados de informações. Aqui, juntamente com o conteúdo ministrado em sala de aula, pudemos ter conhecimento que esse volume de dinheiro sendo administrado sai da nossa própria casa, além de nos conscientizar sobre os elementos para fiscalização e utilização da verba”, completa.

Neste primeiro momento, a prioridade é para as visitas das escolas municipais que possuem a disciplina de Educação Fiscal no currículo escolar. A partir de setembro, o espaço estará disponível para todas as escolas.